PELE AZUL
PELE AZUL, instalação inédita e curta-metragem de Vivian Caccuri em finalização.
“Pele Azul” é uma instalação audiovisual e um curta-metragem de 9 minutos que mergulha no universo sensorial e simbólico dos mosquitos. A obra será apresentada em três canais para grandes instituições culturais no Brasil e no exterior, e sua versão cinematográfica está prevista para circular em importantes festivais internacionais.
A inspiração por trás deste projeto é oriunda dos mosquitos pertencentes ao gênero Sabethes, conhecidos por sua beleza, considerados os mosquitos mais lindos do planeta; e por serem vetores de vírus tropicais, como febre amarela.
Estes mosquitos habitam as copas das árvores, geralmente longe da visão humana, e alimentam-se, principalmente, do sangue de macacos. Quando os mosquitos começam a se alimentar do sangue humano e se tornam visíveis para nós, é um sinal de que há um desequilíbrio ecológico, geralmente causado por desmatamento em nossas florestas.
Até o momento, poucos registros destes mosquitos foram documentados no mundo, tornando este projeto ainda mais crucial. É por isso que estabelecemos uma parceria com uma pesquisadora do Instituto/Fundação Butantan, que desempenhará um papel fundamental na coleta e na criação de um viveiro para a captura e gravação desses mosquitos, que terão seus registros posteriormente incorporados ao acervo da Instituição.
Produzir um vídeo macroscópico de um mosquito tão raro é um desafio, mas Vivian Caccuri abraçou essa missão, trazendo ao mundo uma obra inovadora que visa sensibilizar a todos sobre as implicações do desmatamento tropical.
A obra é composta pela videoarte, elementos sensoriais e cenográficos. A intenção é estimular uma reflexão sobre a dualidade intrínseca da natureza, enfatizar a urgência da preservação ambiental e destacar as consequências do desmatamento nas florestas tropicais, tudo isso por meio de uma expressão artística única e inovadora.










